Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

OuremReal

OuremReal

18.09.16

Pias Longas Aeroclube


ouremreal

18 de setembro de 2016.

 

Inauguração oficial das novas instalações do Pias Longas Aeroclube! Finalmente…!

Um dia festivo para todos os simpatizantes da aviação desportiva e recreativa, especialmente para os associados e amigos desta organização.

Depois de uma longa espera e anos de privação das suas antigas instalações, porque interesses vários e outras tantas más vontades, juntamente com burocracias mais que muitas assim o quiseram, acabaram, finalmente, de ver concretizado o seu desejo de sempre: Ter o seu espaço para poderem praticar o seu desporto! Aqui ou ali, pouco importa! Haja condições! Sem incomodar ninguém!

As novas instalações são melhores que as anteriores! Parece não haver dúvidas! Desde a pista às outras infraestruturas! E ainda há muito para completar e melhorar! E já se começa a sonhar com outros voos…! Assim ficou claro nas alocuções que se ouviram na cerimónia de inauguração! Desde o apoio à proteção civil, por exemplo, com abastecimento de aeronaves de combate aos incêndios até ao apoio ao turismo, especialmente ao turismo religioso! Por que não…!?

Depois da bênção das novas instalações pelo pároco da freguesia de N. Sr.ª das Misericórdias seguiram-se as intervenções das entidades presentes.

Foi agradável ouvir as palavras dos presidentes da mesa da Assembleia Geral e da Direção da Associação, porque, embora deixassem transparecer alguma frustração por todas as contrariedades por que passaram na última meia dúzia de anos, deixaram claro que a vontade e a determinação em continuar a trabalhar em prol do aeroclube, essas não esmoreceram. Depois o presidente da junta de freguesia de N.Sr.ª das Misericórdias a deixar claro o empenho da autarquia nesta obra e a realçar o papel desempenhado no mesmo cargo pelo seu antecessor. A quem deu a palavra, porque, afinal, segundo a sua opinião, a ele cabem os louros desta “conquista”. Foi uma atitude que dignifica quem, afinal, sabe reconhecer o valor dos outros!

Por fim, as palavras dos representantes do Município: a Sr.ª Presidente da Assembleia Municipal a evidenciar, como é habitual, toda a emoção e sensibilidade que coloca nas palavras que profere, com elogio a todos os que contribuíram para esta obra, e a formular votos para que se concretizem os sonhos dos que têm a ambição de voar e…”para que nesta Associação nunca haja dias de tristeza”…! Toda a gente percebeu…! Gostei de ouvir!

Depois o sr. Presidente da Câmara Municipal a manifestar todo o empenho e apoio do Município para que o aeroclube prossiga com o seu desenvolvimento e que possa gerar outras valências que venham a ser úteis a todo o concelho, lamentando que este empreendimento, assim como muitos outros, conheçam tantas dificuldades e tantos entraves ao seu progresso devido ao excesso de burocracia que, ainda, subsiste no nosso país. Lembrou e enalteceu o esforço e a dedicação de todos os que contribuíram para que esta obra seja uma realidade e não deixou de referir um nome – José Filipe Borga! “Como ele gostaria de estar hoje aqui e como nós gostaríamos que ele aqui estivesse”, disse! Muito oportuno, como sempre, o Presidente Paulo Fonseca!

Foi guardado um minuto de silêncio, em memória deste amigo que, como todos se recordarão, faleceu a 3 de Janeiro de 2015, ao aterrar com o seu avião na pista de Valdonas, em Tomar.

A este propósito, aguarda-se que os dirigentes do aeroclube procedam à colocação de uma placa evocativa da memória deste associado, dirigente e piloto, tal como ficou deliberado numa das últimas reuniões da Assembleia Geral.

Para além da cerimónia de inauguração há a referir que o almoço foi muito concorrido e demorado e o resto…bem o resto…foi só aviões! O avião do aeroclube não parou o dia todo a fazer batismos de voo. Chegadas, saídas e voos locais foram muitos! O ponto alto, talvez os pontos altos, porque podemos apontar dois momentos como os mais marcantes do dia “aeronáutico”: o primeiro, a passagem dos F-16 da Força Aérea. Uma passagem muito discreta, chamemos-lhe assim, a valer, principalmente, pela colaboração e simpatia demonstradas para com o Aeroclube. O segundo, verdadeiramente entusiasmante, a prender toda a gente ao chão e de cabeça bem levantada, foi proporcionado pelo avião de acrobacias – um biplano, curto e de pequena envergadura – com um potente motor e uma velocidade que…até apetece…! Fez tudo! E mais que fosse…!

Foi um dia bom! Marcante na vida deste aeroclube!

 

O.C.