Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

OuremReal

OuremReal

30.06.19

MUDAR


ouremreal

Toda a vida é feita de mudança, como diz a canção! De facto, assim é! No sentido oposto ao que é estático, que não muda, não evolui, não progride.

MUDAR é preciso! É urgente! Para que a mudança nunca signifique retrocesso!

Assim:

M – de movimento, de vida, de envolvimento e cooperação.

U – de união, entendimento, sã convivência entre as pessoas, na busca do bem comum. E capacidade de aceitar as decisões das maiorias, quando, de todo, não for possível ultrapassar qualquer divergência.

D – de democracia no que ela tem de mais belo que é o entendimento, a capacidade de gerir diferenças, harmonizar opiniões, vontades, interesses e pontos de vista diversos. E também um D de disponibilidade para ouvir, escutar e respeitar a opinião alheia. Ninguém tem de abdicar dos seus ideais, nem tentar impô-los a quem quer que seja. Impor a unicidade, seja de pensamento, seja de ação é negar a democracia!

A – de ação, intervenção, participação, dinâmica. No fundo, fazer o que é preciso, tendo sempre em conta a oportunidade, a disponibilidade e os meios em cada momento. E é, também, um A de alerta para as ameaças, cada vez mais preocupantes, que nos chegam, constantemente, através dos meios de comunicação, sejam jornais, revistas, rádios, televisões, redes sociais, onde um sem número de energúmenos se prestam a “vender” o seu tempo e a debitar toda a sua arrogância, ideologia e intenções várias sobre todos os incautos que tendem a acreditar sem pensar; ou por falta de informação, ou por incapacidade para o fazer.

R – de renovação, para que se possa ir corrigindo, melhorando, progredindo. Também no sentido do comportamento, quer individual, quer coletivo. Nos tempos que correm é notória a crise de comportamento. Por vaidade, por interesses vários, por oportunismo, por falta de escrúpulos, por falta de respeito para com os outros, por falta de civismo. No fundo, por falta de educação, por falta de referências e de valores.

É por tudo isto (e muito mais) que é preciso MUDAR! É urgente!

Se cada um de nós assumir estes princípios será expectável que, em breve, tenhamos este movimento muito mais alargado e participado para que, efetivamente, seja possível MUDAR!

 

O.C.