Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

OuremReal

OuremReal

21.11.18

Moral espanhola


ouremreal


A Espanha está a fazer um alarido tremendo, até já ameaçou com veto, pelo facto dos britânicos não abdicarem de incluir Gibraltar nas negociações para a saída da União Europeia, considerando que aquele território na Península Ibérica é parte integrante do Reino Unido, contrariando as pretensões espanholas que reivindicam direito ao mesmo.



Só para recordar...



" O território de Gibraltar foi cedido à Grã-Bretanha pela Espanha, em 1713, pelo Tratado de Utrecht, como parte do pagamento da Guerra da Sucessão Espanhola".

Foi cedido! Mesmo assim, os espanhóis acham-se no direito de reivindicar o território!



No início do século XIX, em maio de 1801, os espanhóis, fazendo o jogo dos então amigos franceses,invadiram Portugal ( a tal guerra das laranjas) e ocuparam algumas vilas e cidades fronteiriças, incluindo Olivença, como que fazendo o ensaio, preparando o terreno para aquilo que viria a acontecer, meia dúzia de anos depois, com o terror, a pilhagem, a destruição e morte que nos trouxeram as três invasões francesas, (com a ajuda dos espanhóis) dos generais Junot, Soul e Massena.(1807 a 1810).

Aproveitando a falta de preparação e todas as fragilidades portuguesas os espanhóis de Carlos IV e os franceses de Napoleão Bonaparte forçaram Portugal a aceitar o tratado de Badajoz, a 6 de junho desse ano de 1801, que ditou a anexação de Olivença.



O Congresso de Viena (1814/1815) considerou nulo o tratado de Badajoz, (tal como D. João VI, depois de ter mudado o governo para o Brasil) já tinha feito em 1808.



Em 1817, quando subscreveu o diploma resultante do Congresso de Viena, a Espanha reconheceu a soberania portuguesa sobre Olivença, comprometendo-se à devolução do território o mais rapidamente possível. No entanto, isso ainda não aconteceu!



Moral da história (se bem que esta história o que menos tem é moral):

Os espanhóis deram Gibraltar aos ingleses e agora acham que têm direito ao território. Por outro lado, ocuparam e anexaram Olivença a Portugal, foram obrigados, aceitaram e comprometeram-se a devolvê-lo e, passados 200 anos, ainda não tiveram tempo para cumprir esse dever!



O que é que vamos chamar a isto...? 

 

O.C.