Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

OuremReal

OuremReal

09.05.21

Limpeza da floresta


ouremreal

O Governo considerou, a nível nacional, 1002 freguesias como de intervenção prioritária no que respeita a limpeza de floresta e fiscalização da gestão de combustíveis. Destas, 47 pertencem à região do Médio Tejo, com 13 concelhos, onde se inclui o concelho de Ourém.

Foram contemplados 12, não sendo abrangido apenas o concelho do Entroncamento.

No concelho de Ourém, que, como é sabido, possui uma vasta área do seu território coberto com zona florestal, essencialmente pinhal, (mais do que Ourém apenas o concelho da Sertã), foram contempladas 10 freguesias, 6 depois de agregadas, a saber : Espite, Fátima, U.F. de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais, U.F. de Matas e Cercal, U.F. de Rio de Couros e Casal dos Bernardos e, ainda, Urqueira.

Não tenho informação acerca da maneira como se vai efetivar essa intervenção prioritária, o que se vai fazer, onde, quando, como e por quem. Como não tenho informação do que foi feito, ou ficou por fazer, desde o último verão, que o mesmo é dizer que nada sei sobre os procedimentos que foram adotados pelo município, por um lado, e as freguesias por outro, de modo a evitar, ou minimizar, que os cenários se repitam e continue a arder o que ainda sobra das calamidades dos incêndios de verões anteriores.

E como não sei...não comento!

Mas de uma coisa tenho a certeza:

Estamos em maio e o verão está à porta! E com ele virão os incêndios! E o que não estiver devidamente organizado, programado e acautelado, não ficará aprontado neste curto espaço de tempo que ainda falta até junho.

Resta uma esperança e, também, um desejo:

A esperança é que tudo aquilo que deveria ter sido feito para prevenir uma época de mais do que prováveis sobressaltos e prejuízos, desde as limpezas dos terrenos, zonas de segurança de habitações e vias de comunicação até à prontidão, agilização e divulgação dos planos de emergência/ação de cada freguesia, esteja feito.

O desejo é que todo o investimento que vier a ser feito com a dita intervenção prioritária seja aplicado com transparência e rigor para que o concelho de Ourém possa, de uma vez por todas, ou, pelo menos, o mais e o melhor possível, libertar-se desse flagelo de cada verão e que as pessoas tenham sossego e não vejam os seus bens ou as suas vidas continuadamente ameaçados.

 

O.C.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.