Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

OuremReal

OuremReal

30.10.20

Corrupção


ouremreal

Fala-se muito sobre corrupção e, por isso, talvez valha/valesse a pena começar pelo princípio.

Primeiro - Só há corrupção porque há pessoas corruptas. Simples! Não é preciso "descobrir" nada para chegar a essa conclusão! E não são só os "poderosos", ou seja, os que têm algum tipo de poder, ou capacidade, ou oportunidade, ou dever de decisão que são corruptos! Longe disso!

Segundo - Qual corrupção? A pequena, a mediana, a alta. Aquela que não parece ser, mas é!? Aquela que é tão evidente que toda a gente acha que é!? Ou aquela que, afinal, não o sendo, acaba por ser rotulada disso, porque há sempre quem esteja interessado em fazer crer que assim é!?

Corrupção não é, apenas, o que a comunicação social divulga! É muito mais do que isso! E nem tudo o que é divulgado é credível, porque a informação é tão manipulável, quanto as pessoas são suscetíveis de ser influenciadas. E há quem explore isso!

Terceiro - Por que é que há gente corrupta? Não vamos crer que seja genético...embora, às vezes, pareça! Mas teremos que ir ao princípio: à família e ao meio social em que se nasce, vive e vai crescendo, à educação que se recebe, aos exemplos que vamos observando, aos ensinamentos que nos vão sendo transmitidos, aos valores que nos vão sendo incutidos. Tudo isto vai sendo somado e dará um resultado final, com a certeza de que a qualidade desse resultado refletirá a qualidade de todas aquelas parcelas. E, a avaliar pela qualidade do resultado final que se constata, a qualidade de cada uma das parcelas não tem sido a desejável! E o problema não é novo! É velho de muitas décadas, ou muito mais do que isso, como todos sabemos! E os que já por cá andam há mais tempo sabê-lo-ão ainda melhor! Quando se perspetivava que as coisas fossem mudando para melhor...eis que a realidade é, apenas, dececionante. É fácil culpar este mundo e o outro. Não adianta, porque o mal tem que ser resolvido, ou, pelo menos, remediado, indo à sua origem. Se assim não for...restará impor e fazer cumprir! Com todas as contingências indesejáveis que se adivinham! Precisamos de outras e melhores pessoas! E isso começa em cada um de nós! Não queiramos que sejam os outros a fazer o que nos compete!

 

O.C.