Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

OuremReal

OuremReal

16.02.17

As 5.as de Cavaco


ouremreal

Cavaco Silva sentiu necessidade de escrever e publicar um livro a que deu o nome de “quintas-feiras e outros dias” para, segundo diz, prestar contas aos Portugueses do tempo em que foi Presidente da República. E nesse livro faz um forte ataque ao antigo primeiro-ministro Sócrates, revelando aspetos do relacionamento entre ambos no exercício das respetivas funções.

A primeira sensação com que se fica é de alguma surpresa, porque não tenho ideia de outro P.R. ter tomado decisão idêntica. Esta necessidade de se explicar é sintoma de que terá percebido que a ideia com que os Portugueses ficaram da sua presidência não será muito favorável. Daí, o melhor seria compor o retrato, ao seu jeito, sem contraditório. E para dar mais força ao objetivo, dedicou uns capítulos a Sócrates e adjetivou a ação do ex-governante como lhe apeteceu. Com razão ou sem ela! Para o caso tanto faz! Podemos sempre achar que foi assim, ou ao contrário. Haverá, de certeza, muitos apoiantes para ambos os lados!

A segunda sensação é de estarmos perante uma personalidade que, afinal, mostra ser, exatamente, como aquele a quem acusa – não é de confiança! Se é capaz de revelar aspetos do relacionamento entre Primeiro-Ministro e Presidente da República, no exercício das suas funções, então não merecia mesmo que o seu interlocutor falasse abertamente, se expusesse, confiasse, porque, à menor divergência, veria as suas declarações, ações, opiniões, ou o que lhe quisermos chamar, serem divulgadas. É o que este livro também acaba por mostrar.

Por fim, duas perguntas:

A 1.ª - como é que um Presidente da República convive, suporta, mantém em funções um Primeiro-Ministro como aquele que o livro refere? Falta de coragem? Cobardia? Ou tática político-partidária? Ou tudo junto?

A 2.ª – será que não haverá, ainda, outras contas para prestar…?

 

O.C.

1 comentário

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.