Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

OuremReal

OuremReal

13.02.08

O "Aeroporto" !?


ouremreal

A Comissão Executiva da Região de Turismo de Leiria - Fátima, esteve hoje na pista da Giesteira, na sequência de uma reunião na sede da Sociedade de Reabilitação Urbana de Fátima, (SRU), para tomarem conhecimento dos objectivos do estudo de viabilidade encomendado para o futuro "aeroporto", como já lhe ouvi chamar, ou para o futuro "aeródromo" regional  de Fátima, perdida que parece estar a designação de "aeródromo municipal" de Fátima.

Estiveram os Presidentes das Câmaras Municipais de Leiria, Alcobaça, Pombal e Ourém, o Presidente da SRU e o Presidente da Comissão Regional de Turismo. Uma representação de alto nível regional que demonstra o interesse que está a ser posto naquele empreendimento e que se prepara para procurar nos fundos comunitários uma hipótese de financiamento, através das verbas do QREN - quadro de referência estratégica nacional.

Ao que se sabe, o estudo de viabilidade deverá estar concluído até final do corrente mês de Fevereiro e a sua divulgação prevista para Março.

Não sei, exactamente, os aspectos abordados nesse estudo, mas confesso que tenho grande curiosidade em conhecer o estudo, principalmente no que se refere ao impacto ambiental, à sua inserção urbana, às condições locais de voo, a começar pelas condições específicas da pista, ( dimensão, orientação e localização ), condições de aproximação e saída, ( auto-estrada, zona industrial, serra d'Aire, Santuário), condicionantes climatéricas locais, ventos dominantes, navegação aérea, inserção no espaço aéreo, para além, naturalmente, dos estudos de viabilidade económica, interesse local, concelhio e regional que levaram a esta decisão.

Como será também interessante saber o que o INAC - Instituto Nacional de Aviação Civil, enquanto autoridade nacional que superintende nesta matéria, terá a dizer sobre tudo isto.

Está a ficar interessante ! E os ambientalistas ainda não disseram nada !

 

Entretanto podemos começar a pensar no nome que deve ser dado ao futuro aero (dromo / porto). Porque são duas coisas distintas: o aeroporto é de maior dimensão, mais importante, deve ter o nome da  figura concelhia de maior prestígio (não sei bem o que é isso, mas não interessa); se for aeródromo, até pode ter o nome da figura concelhia que ocupe o 2º lugar na tal escala do prestígio. Se o 1º não se importar. Claro que pode haver outros critérios mais interessantes. Temos que pensar bem nisto, não vá cometer-se alguma injustiça histórica e as nossas consciências nunca mais se libertarem do pesadelo.

 

Peço desculpa. Isto é assunto mais da competência da Assembleia Municipal. Não nos precipitemos ! Só podemos sugerir ! Mesmo assim, com muito cuidado e ponderação !

 

 

O.C.