Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

OuremReal

OuremReal

07.05.07

Carta educativa


ouremreal

A Assembleia Municipal aprovou a carta educativa concelhia. Um documento essencialmente teórico, assente numa realidade ajustada ao objectivo que se pretendia alcançar, feito à pressa, mal divulgado e pior estudado, mas que tinha que ser aprovado, a qualquer custo, para não se correr o risco de ficar fora dos subsídios. Tal como aconteceu com o PDM, a Câmara Municipal, mostrou não ter objectivos definidos, claros, credíveis e exequíveis para curto, médio e longo prazo. É claro que a educação não é uma prioridade para o executivo municipal. E se não é uma prioridade para o executivo, também não o será para a Assembleia, pela simples razão de que o que prevalece é a vontade do PSD e não os interesses das populações. Curioso é o comportamento dos Presidentes de Junta que admitem que este documento seja aprovado contra os interesses das populações que os elegeram. Dividiu-se o concelho em territórios educativos, podia chamar-se-lhe outra coisa qualquer, mudam-se escolas do Agrupamento A para o Agrupamento B, acaba-se com Agrupamentos sem se explicar porquê, pela simples razão de que a Direcção Regional quer que assim seja. Como se sabe, a DREL é uma organização que funciona ali na Praça de Alvalade, num edifício de uns quantos andares, com dezenas de gabinetes e mais dezenas ainda de pessoas, algumas não sabendo bem o que estão a fazer, e que nos seus gabinetes vão desenhando a régua e esquadro, na tentativa de interpretar o que a Ministra da Educação quer que se faça, mas que, na maioria dos casos, não percebem o suficiente dos assuntos para fazer bem o que é preciso fazer.

Exigia-se que houvesse capacidade de diálogo. Mas para haver capacidade de diálogo é preciso haver alternativas para apresentar. E, como ficou claro, a Câmara não tem alternativas para confrontar a DREL. Assim sendo, é mais fácil dizer que a culpa é da DREL...

E a Assembleia Municipal ficou cansada, com o arrastar da reunião e com o peso de um assunto tão pesado, quanto  incomodativo, e tudo teve que ser abreviado e aprovado de qualquer maneira. Lamentavelmente!

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.