21.03.12
Mentir dá prisão
ouremreal
Mentir vai dar pena de prisão!
Foi o título dado a uma notícia posta a circular há dois dias atrás e que resultava da intenção da ministra da justiça em alterar o código do processo penal.
Ora, esta notícia, vista assim, não deixava de entusiasmar o mais comum dos mortais, principalmente aqueles que estão fartos de aldrabões e de ser vítimas de aldrabices e que viam na dita notícia um princípio de esperança para acabar com uma das chagas sociais da atualidade.
Afinal, a esperança quase nem chegou a sê-lo!
Ao que parece, e estas coisas só no final se poderão avaliar devidamente, tudo parece encaminhar-se para a penalização recair sobre quem prestar falsas declarações às finanças.
Está certo? Está errado?
Na minha modesta opinião estará certo! E digo “estará”, porque é preciso ver primeiro. É que há falsas declarações importantes e outras que poderão não ter importância nenhuma. E haverá muita gente “séria” a prestar declarações “sérias” que serão mais mentirosas do que a maior das mentiras.
Mas compreende-se que as mentiras a penalizar se fiquem por um campo restrito. É que, se assim não fosse, não haveria prisões para meter tanto aldrabão e, de facto, o momento não é propício a grandes investimentos em betão. A menos que se aproveitassem alguns estádios de futebol que estão às moscas e que serão um símbolo de algum do desperdício em que temos sido campeões, se remodelassem, se adaptassem a centros de detenção; e mesmo assim, duvido que chegassem!
E depois teríamos outros problemas:
A começar pelo prejuízo que seria sustentar tanto aldrabão, à boa vida.
Depois, a dificuldade que a justiça teria para tanto julgamento.
O tempo que todo este processo demoraria, porque há muito aldrabão com dinheiro e todos sabemos que quem tem capacidade financeira tem muito mais argumentos para enfrentar a justiça do que aquele que inventa um filho para fugir ao irs.
E o preço em que tudo isto iria ficar.
Portanto, os grandes mentirosos deste país, aqueles cujas mentiras nos afetam todos os dias, esses, podem continuar a dormir descansados. Ainda não será desta que serão incomodados.
O.C.