Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

OuremReal

OuremReal

14.11.11

O tunel 29


ouremreal

Até parece um tunel. De facto, é uma situação que não se compreende. A estrada nacional 113, que vem de Leiria para Tomar, ou vice-versa, como se queira, pouco depois de atravessar a cidade de Ourém, quando atinge o quilómetro 29,no sentido de Tomar, foi alvo de uma intervenção no seu traçado que  não lembraria nem ao mais ousado arquiteto, engenheiro, projetista, ou não sei quem mais, que se regulasse por razões que não estivessem condicionadas por motivos de ordem económica. Segundo a minha perspetiva, claro. Mas também posso estar errado!

É neste quilómetro 29 que a EN 113 é cruzada, por cima, pelo novo IC9. Daí a necessidade de construir um viaduto, mas desde cedo se percebeu que, com os pilares que estavam a ser construídos, passar por baixo, só de gatas. E como os pilares não cresceram em altura foi a estrada que teve de descer.

E a obra aí está, com a EN 113 a afundar uns 3m, ou mais, não fui medir, mas a deixar a sensação de ser uma má solução, com esta espécie de tunel, em curva, junto a um pequeno curso de água, no final de uma reta, a constituir mais um perigo para todos os que por ali terão de passar.

Compreendo que levantar o leito do IC obrigaria a gastar mais em betão, mais em toneladas de terras para além do viaduto, mais nisto e naquilo, provavelmente muitíssimo mais do que custou afundar a estrada. Mas esta solução parece má demais. E não se entende como houve a coragem de a consentir!

 

O.C.

1 comentário

Comentar post