Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

OuremReal

OuremReal

02.10.07

Santuário de Fátima - Alguns números *


ouremreal

A nova basílica do Santuário de Fátima, a Igreja da Santíssima Trindade, irá custar mais de 80 milhões de euros, mais do dobro do inicialmente previsto, e foi projectada por um arquitecto grego, de nome Alexandrus Tombasis.

A sua inauguração, que se integra nas comemorações do 90º aniversário das aparições, está prevista para o próximo dia 12 do corrente mês de Outubro, com a entrega da chave prevista para o dia 9. O novo templo será consagrado pelo actual Secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcísio Bertone.

A sua construção demorou cerca de 3 anos e tudo foi pago com o dinheiro que os peregrinos ofereceram a Nossa Senhora, dos quais, segundo estimativa do reitor, Mons. Luciano Guerra, 80% concordam com a obra; apesar de toda a polémica que envolve esta construção desde o início.

Trata-se de um recinto fechado, com espaço para nove mil lugares sentados, com iluminação natural, através de um sistema especial a partir da cobertura. Tem na parede atrás do altar um painel de cerâmica dourada com 500 m2 de área com um cristo monumental na frente. O painel de cerâmica, com iconografia do tipo bizantino, é feito por artistas de várias nacionalidades, entre eles libaneses, montenegrinos, italianos, ucranianos e eslovenos. Os painéis de azulejos , no átrio dos apóstolos S.Pedro e S.Paulo, são da autoria de Siza Vieira. Este edifício tem a entrada principal orientada em linha recta com a antiga basílica.

A construção ocupa uma área bruta de 38516 m2, o maior vão livre da igreja mede 80 m, o diâmetro da assembleia é de 125 m, com 18 m de altura, e na obra trabalharam 3300 pessoas. Tem 12 portas, colocadas simetricamente, e cada uma homenageia um dos apóstolos. A climatização do edifício é garantida por mais de 100 máquinas, com um sistema de nenovação de ar sempre a funcionar (condutas de 2,20 m X 2,20 m) e que permite insuflar ar junto às cadeiras, controlando constantemente, a temperatura da sala.

No piso 1 do edifício estão instaladas as salas de congressos, as salas de imprensa, a Capela da Reconciliação, com capacidade para 600 pessoas, mais duas capelas pequenas com 300 lugares cada uma e 48 confessionários. O recinto em frente da basílica tem 22 mil m2 de calçada portuguesa, com pedra da serra de Aire, e nele estão a nova Cruz Alta, da autoria do alemão Robert Schad e a estátua de João Paulo II, com 3,5 m de altura. Entre estes dois monumentos estão dois espelhos de água que representam o baptismo e a criação da vida.

* DN 26.09.07

 

O.C.

 

 

1 comentário

Comentar post