Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

OuremReal

OuremReal

07.08.08

Insegurança !?


ouremreal

Passava pouco das 19 horas, quando uma notícia televisiva dava conta da interdição do espaço aéreo da praia de Albufeira, por razões de segurança do senhor Presidente da República, que ali passa férias. Ou seja, num raio de mil metros à volta daquela praia e até uma altura de dois mil, está proibido o sobrevoo a qualquer tipo de aeronaves.

Não tenho ideia de uma decisão destas, o que me leva a crer que algum perigo possa existir, ou, pelo menos, a probabilidade de vir a existir. E como não faço ideia nenhuma em que circunstâncias é que o sr. Presidente está a passar as suas férias, não sou capaz de avaliar o grau de risco a que possa estar exposto, assim como os que estejam perto de si, mas que, nesta altura do ano serão, certamente, muitos.

O resto da noite televisiva foi, basicamente, ocupada com o assalto a uma agência bancária de Lisboa, por dois indivíduos armados, que mantiveram dois reféns até que a polícia acabou com aquele triste espectáculo que se prolongou por mais de oito horas. O facto de se tratar de indivíduos de nacionalidade brasileira, ao que se diz, parece-me absolutamente irrelevante; se são turistas, se são outra coisa qualquer, se entraram legalmente, ou ilegalmente, pouco importa. São pessoas! E as pessoas são como todas as coisas: há dumas e doutras. E o azar é quando se calha com as que não prestam!

Estas duas notícias, embora muito diferentes uma da outra, têm algo em comum que importa realçar, sem alarmismo, mas com firmeza - o sentimento de insegurança - que está, progressivamente, a crescer entre nós.

Resta saber é quais são as verdadeiras causas desta insegurança; o que leva tanta gente a tomar certas atitudes; quais os porquês de tanta agitação social.

Sem se perceberem estas causas será difícil tomar as decisões correctas!

 

 

O.C.