Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

OuremReal

OuremReal

13.05.08

É tudo "low-cost"...


ouremreal

O estudo demorou, mas os resultados, mesmo que preliminares, aí estão: o aeroporto regional de Fátima é viável ! Diz-se ! Custará 80 milhões de euros, vai poder receber aviões tipo Airbus 320 ou Boing 737 e o investimento será reembolsado em 30 anos.

Outra coisa não seria de esperar - a empresa que fez o estudo e cobrou 40 mil euros pelo acto, ia ter alguma dificuldade em não encontrar viabilidade para o projecto - só que, quem conhecer a Giesteira e a actual pista, com cerca de 1500 metros, dificilmente conseguirá perceber onde e como se enfia ali uma pista com 2400 metros. O prolongamento para sul é impossível - se é fácil deslocar para outro lado a zona industrial que fica no enfiamento da pista, não parece fácil deslocar a auto-estrada, nem desviar a serra d' aire. Prolongamento para norte? Como? À custa de quem? E quanto custa? Com a cabeceira da pista em cima de povoações ? Não estamos a falar de aviões ligeiros...

Então e a tão falada privacidade do santuário, já não interessa? E o recolhimento dos peregrinos já não é importante? Ou não é tão importante assim, que não possa ser sacrificado por este negócio? Ou o ruído dos aviões a descolar e aterrar ali, naquele sítio, por obra e graça não sei de quem, deixa mesmo de ser um elemento perturbador ?

Continuamos sem saber o que sobre o assunto terá a dizer a autoridade aeronáutica nacional, mas, embora não esperemos milagres, sabemos que eles podem acontecer quando menos se espera.

E no que respeita ao quanto isto nos vai custar... bem, mantém-se a curiosidade em saber quanto vai sair do orçamento municipal, que é como quem diz, do nosso bolso, e vai faltar para resolver problemas do resto do concelho.

 

O.C. 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.