Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

OuremReal

OuremReal

15.03.18

Toupeiras


ouremreal

Com alguma surpresa, leio nas notícias de ontem o seguinte texto:

De acordo com a informação avançada esta quarta-feira pelo jornal ‘i’, não é só o Benfica que tem ’toupeiras’ no sistema judicial português, mas também o FC Porto e Sporting. O referido diário escreve que muitos dos magistrados do Ministério Público suspeitam da existência de várias ’toupeiras’ dos três grandes do futebol português e que tanto os procuradores como os juízes já não confiam no portal Citius, uma plataforma que pretendia unificar o sistema judicial português na internet.”

Não é que a “toupeiragem” no futebol, a existir, me incomode o suficiente para que perca muito tempo com o assunto. Incomoda-me, isso sim, que a “toupeiragem” possa existir em assuntos mais sérios como, por exemplo, noutros processos judiciais e possamos assistir a fugas de informação que põem na praça pública o que deveria permanecer em segredo e leva a que a vida ou o bom nome de alguns cidadãos ou instituições sejam lançados na lama e a opinião pública os “condene” antes de se saber se cometeram ou não crime para tal. E como ninguém é responsabilizado por isso, pelo menos parece que não tem sido, e as liberdades e os direitos não têm que ser equilibrados com a responsabilidade e os deveres de respeitar os outros, há meios de comunicação que, ao abrigo da (quase) intocável liberdade de expressão e do inquestionável direito (e dever) de informar, lá vão continuando a usar e abusar das “fontes”, sempre ocultas, na mira de vender papel, captar audiências, com quanto mais sensacionalismo melhor! Eu, na minha modesta capacidade de entender, vou confundindo “fontes” com “toupeiras”e não consigo distinguir umas das outras.

Mas, como dizia no início, a minha surpresa não é tanto com as “toupeiras” que, pelos vistos, são um pouco como as bruxas… “não acredito nelas…mas lá que as há…há!” A verdadeira surpresa é constatar que se diga que …”muitos dos magistrados suspeitam da existência de toupeiras não só no Benfica, mas também no FC Porto e Sporting” e que …” tanto procuradores como juízes não confiam no portal Citius”. E isto é dito, escrito e lido e como ninguém desmente, para muitas pessoas passa a ser verdade! Naturalmente! Para outras ficará a dúvida: isto será mesmo verdade? É que, a ser verdade, das duas, uma: ou há quem queira envolver F C Porto e Sporting, na mesma embrulhada, para que não seja, apenas, o Benfica a ficar mal visto e, então, lança a suspeita para o ar…! Ou, as suspeitas têm mesmo fundamento e, inexplicavelmente, em vez de se atuar pelas vias legais, deita-se mão de um jornal, atira-se a notícia e deixa-se que a confusão vá aumentando, na expetativa de que quanto mais se mexer no lodo menos peixe se possa vir a apanhar.

Quanto a procuradores e juízes não confiarem no portal Cítius…Então, se assim é, quem confiará?

 

O.C.