Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

OuremReal

OuremReal

08.06.10

Novelas


ouremreal

Não sou grande fã de "novelas". Principalmente das que têm um conteúdo claramente virado para o simples entretenimento, a puxar para o exagero, mais ou menos alienante. Mas reconheço que somos um país de novelas. Das propriamente ditas, quase sempre brasileiras, e das outras, aquelas que alimentam rádios, televisões, revistas e jornais e que nos vão "manipulando", ou tentando "manipular" em cada dia que passa.

É a crise, é a religião, é o futebol, são os concertos. É o Fátima, futebol e fado dos nossos dias. Sem grandes diferenças do que acontecia no Estado Novo.

O Papa veio a Portugal. Quer em Lisboa, em Fátima ou no Porto, onde quer que vá, tem centenas, milhares de seguidores, com manifestações das mais diversas que nada diferem de outras tantas ao longo de décadas passadas. Toda a comunicação social aproveitou, usou e abusou, de tudo o que ao Papa dizia respeito. Não perdi muito tempo com o assunto.

Todos os dias somos presenteados com a "novela" da chamada casa da democracia - a Assembleia da República. É, quase sempre, deprimente o espetáculo que nos chega. Não sei se o que nos mostram, pincipalmente as televisões, é o mais importante do que lá se passa, ou se, pelo contrário, nos mostram o que convém para que tenhamos a ideia de que a AR não só é uma inutilidade, como parece ser um verdadeiro desperdício.  De facto, a avaliar pelo que nos mostram, não dá para ver. Deixei de perder tempo com esta "novela".

Agora é o futebol! A seleção! As bandeiras, mais as vuvuzelas, as romarias, os ajuntamentos, as viagens até à Africa do Sul, mais o A que deu um autógrafo e o B que torceu o pé e não treinou, mais o C que teve que vir dizer uma série  de coisas que já foram ditas e reditas não sei quantas vezes, mais o campo que tem relva pintada, mais o hotel que é xpto, mais umas quantas banalidades para entreter o pessoal. São os comentários, são as críticas, os palpites e as táticas. De manhã, à tarde, à noite. E a festa ainda nem começou! Como tudo o que é demais... aborrece. Creio que também vou perder esta "novela".

Organiza-se um concerto, ou coisa parecida, em Lisboa, leva-se lá a seleção a caminho do embarque para a África do Sul. Não sei se para ver, se para ser vista pelos 80 mil que lá estavam. A televisão acompanhou o autocarro durante o percurso até ao aeroporto e ainda continuo sem perceber porquê. Os jogadores foram filmados e refilmados de longe, de perto, na escada , na sala de embarque...

E dou comigo a tentar descobrir as diferenças do "Fátima, futebol e fado", do antes e do depois.

Isto não vai ser fácil...

 

O.C.